quinta-feira, 9 de agosto de 2007

""Continuação da estrutura da celula """

Acrossoma ou Acrossomo é um termo que significa "corpo localizado no topo do espermatozóide". Vem do grego acros, alto, topo, e somatos, corpo. É uma vesícula preenchida por enzimas, presente no espermatozóide maduro, originada pela maturação do aparelho de Golgi. Durante a diferenciação de espermátide à espermatozóide, o Complexo de Golgi sofre modificações estruturais, reunindo suas vesículas achatadas, formando uma vesícula única, com função de armazenamento de enzima digestiva, localizando-se acima do núcleo do espermatozóide. A função dessas enzimas digestivas é digerir as diversas camadas de células foliculares que se encontram em torno do óvulo, permitindo dessa maneira o contato direto da membrana plasmática do espermatozóide e do óvulo, que se fundem e facilitam a liberação do núcleo do espermatozóide para o citoplasma do óvulo, para que ocorra fecundação

Centríolos- são feixes curtos de microtúbulos localizados no citoplasma das células eucariontes, ausentes em procariontes e nas angiospermas(plantas com frutos). Normalmente, as células possuem um par de centríolos posicionados lado a lado ou posicionados perpendicularmente. São constituídos por nove túbulos triplos ligados entre si, formando um tipo de cilindro. Dois centríolos dispostos perpendicularmente formam um diplossomo. Têm origem comum com os centrossomos que dão origem a flagelos e cílios que efetuam o movimento em certos tipos celulares e organismos protistas.
O mecanismo de ativação e funcionamento do centríolo não está bem explicado até o momento. Mas sabe-se que exerce função vital na divisão celular. Durante os processos mitótico e meiótico, feixes de microtúbulos e microfibrilas são sintetizados no citoplasma, e posicionados de modo a uma de suas extremidades ficar ligada ao centríolo, enquanto a outra extremidade prende-se a alguma estrutura celular. Esta polarização e os microtúbulos associados são conhecidos como fuso acromático. O próprio centríolo é duplicado, e cada novo centríolo com os microtúbulos associados migra para uma extremidade da célula, puxando para si cada estrutura originada na reprodução celular. O centríolo, portanto, age como organizador das estruturas celulares durante sua reprodução. Acredita-se que haja outras funções para os centríolos durante a intérfase.

Os cílios são apêndices das células eucarióticas com movimento constante numa única direcção. Este nome provém do latim, com o significado de pestana, pela sua similaridade aparente.
Os cílios são estruturalmente idênticos aos flagelos e, por essa razão, estes termos são muitas vezes usados para as mesmas estruturas. No entanto, geralmente usa-se o termo cílios nos casos em que eles são numerosos e curtos.
Os cílios encontram-se em todas as espécies de animais excepto nos artrópodes e nemátodes. São raros nas plantas, mas ocorrem, por exemplo, nas cicadáceas. Os protozoários com cílios (por exemplo, do filo Ciliophora ou ciliados) usam-nos na locomoção ou simplesmente para moverem o líquido em que se encontram.
O ser humano e os outros mamíferos têm células ciliadas no revestimento interno da traqueia e brônquios, que servem para reter muco e poeira que poderiam prejudicar os pulmões, e também nos ovidutos, onde eles ajudam o óvulo a mover-se do ovário para o útero.

O citoplasma é o espaço intra-celular entre a membrana plasmática e o envoltório nuclear em eucariotos, enquanto nos procariotos corresponde a totalidade da área intra-celular. O citoplasma é preenchido por uma matéria coloidal e semi-fluída denominada hialoplasma, e neste fluído estão suspensos os organelos celulares. Nos eucariontes, em oposião ao protoplasma, o citoplasma não inclui o núcleo celular, cujo interior é formado por nucleoplasma.
No geral, citoplasma é tudo o que compreende a célula menos o núcleo

O hialoplasma pode ter uma maior ou menor consistência gelificada, isso dependendo das condições do meio e da fase de atividade em que a célula se encontra. Quando mais viscoso é denominado citogel. Quando mais aquoso é denominado citosol, composto por líquido em movimento. Normalmente as regiões marginais da célula são mais viscosas que o interior.

Cloroplasto é um organelo presente nas células das plantas e algas, rico em clorofila, responsável pela sua cor verde.É um dos três tipos de plastos (organelos citoplasmáticos cuja fórmula varia de acordo com o tipo de organismo e célula em que se encontra), sendo os outros dois os cromoplastos e os leucoplastos. Cloroplasto é o organelo onde se realiza a fotossíntese. Os cloroplastos distinguem-se bem dos restantes organelos da célula, quer pela cor, quer pela sua estrutura, geralmente laminar, possuem RNA, DNA e ribossomas, podendo assim sintetizar proteínas e auto-multiplica- se.
No seu interior apresenta um líquido semelhante ao que preenche as mitocôndrias, o estroma.

Nenhum comentário: